Propriedades específicas
Como o nome sugere, são características que permitem a identificação da substância, porque são próprias dela.
Organolépticas
São propriedades capazes de impressionar os nossos sentidos, como a cor, que impressiona a visão;
o sabor, que impressiona o paladar; o odor, que impressiona o nosso olfato; e o estado de agregação da matéria (sólido, líquido, gasoso, pastoso, pó), que impressiona o tato.
` Exemplo:
• Água pura (incolor, insípida, inodora, líquida em
temperatura ambiente).
• Barra de ferro (brilho metálico, sólida).
Químicas
Responsáveis pelos tipos de transformações que cada espécie de matéria é capaz de sofrer. Relacionam-se à maneira de reagir de cada substância.
` Exemplo:
A queima da gasolina, a explosão do TNT, o enferruja mento do ferro pela ação do ar e da umidade etc.
Físicas
São certos valores encontrados experimentalmente para o comportamento de cada tipo de matéria quando submetidas a determinadas condições.
Essas condições não alteram a constituição da matéria, por mais diversas que sejam. As principais propriedades físicas da matéria são: pontos de fusão e solidificação, pontos de ebulição e condensação, coeficiente de solubilidade, dureza, calor específico, condutibilidade, magnetismo, tenacidade, maleabilidade, ductibilidade e densidade.
Densidade
Se você pegar uma moeda e uma rolha e colocálas em um recipiente contendo água, notará que amoeda afunda e a rolha flutua: isso ocorre em função de uma outra característica de cada substância denominada densidade.
Observe a imagem:
Densidade é a relação entre a massa e o volume ocupado pela matéria.
Postar um comentário